Todo mundo conhece a popularidade da vodka na Rússia, país que inventou nosso destilado favorito. Mas durante um tempo, a bebida chegou a ser proibida no território russo. Em 1914, o czar Nicolau II resolveu banir o consumo de álcool e isso incluía a vodka.

Estatisticamente, os russos não bebiam tanto assim. Os franceses consumiam cinco vezes mais álcool. Entretanto, a vodka era a bebida mais consumida no país, não de forma frequente, mas em grande quantidade.

Os motivos que levaram o czar a tomar essa decisão, eram pertinentes. Durante a guerra contra o Japão, ocorrida 10 anos antes da proibição, o exército russo teve diversos problemas com inúmeros soldados que ficavam incapacitados de lutar, em função da embriaguez. Além disso, alguns desenvolveram problemas sérios relacionados ao alcoolismo.

Como forma de protesto, os russos quebraram lojas de bebidas, realizaram saques e o exército precisou intervir. Porém, os soldados também queriam saciar a sede por bebidas alcoólicas. Alguns chegaram a invadir vinícolas particulares para poder beber.

A decisão caiu por terra em 1925, quando as autoridades russas definiram que precisavam do dinheiro para modernizar o país.

Já pensou se rolasse essa proibição aqui? :O

Post anterior

Absolut cria garrafa para Índia

Próximo post

Quentão com Tsarskaya Vodka

Não há comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>