Como, onde e de que forma começou essa relação da vodka, um dos destilados mais consumidos no mundo, com o nosso querido Brasil?
Existem poucas informações sobre a vodka no país. Sabe-se que foi trazida na década de 1960 pela multinacional Seagran e que a primeira a ser comercializada aqui foi a Orloff.
No fim da década de 1970, um imigrante chamado Victor começou a fabricar vodka no Brasil. Através das informações obtidas com parentes e amigos envolvidos na fabricação de vodka na Rússia, aperfeiçoou os métodos de filtragem passando a fabricar um destilado de altíssimo padrão. Assim nascia a Vodka Sputnik, hoje reconhecida internacionalmente por sua qualidade.
A partir desta época, várias destilarias nacionais incluíram a vodka na lista de seus produtos.
Hoje em dia, existem vodkas de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos, mas pelo que já sabemos sobre vodka, as melhores são com álcool de cereais, destilados 5x e depois filtradas. Se você pegar um álcool de cereal, sem filtrar em carvão vegetal ativado, por exemplo, você sente o cheiro do milho e do trigo. Porém passando pelo filtro, isso tudo some como o cheiro e o gosto. Achamos que quando a vodka é produzida deste álcool, ela fica uma delícia. E vocês?
BY: João Carlos Molés Filho (colaborador)
Não há comentários