Depois de estudos que mostram que a ingestão de álcool (moderada, é claro) deixam as pessoas mais sociáveis e mais bem sucedidas, eis que chega mais um dizendo que elas ficam mais inteligentes e criativas! A bebida de estudo não podia ser outra, né? É a bendita vodka!
Foi realizado na faculdade de Illinois um estudo do tema e publicado na revista científica Consciousness and Cognition. Com o nome de “Uncorking the muse: Alcohol intoxication facilitates creative problem solving” (algo como “Desenrolhando a musa: intoxicação alcoólica facilita a solução de problemas criativos) mostrando que pessoas que ingeriam uma quantidade (bem razoável, por sinal) de vodka tinham mais facilidade para a solução de alguns testes já bem consagrados na psicologia.
O método foi o seguinte: separaram dois grupos de 20 pessoas semelhantes, que passaram por uma bateria de testes. Os dois tiveram resultados idênticos, logo depois, puseram uns para assistir um desenho animado, sem bebida e comida, e forneceram vodka e salgadinhos para os outros. A quantidade de álcool ingerida foi o suficiente para que o teor alcoólico chegasse a 0,75 – algo como uma pessoa de 68kg ingerindo 3 caipirinhas em uma hora. E depois disso puseram ambos os grupos para realizar os testes novamente.
O resultado mostrou que o grupo alcoolizado acertou mais questões (9/15 contra 6/15 para os sóbrios) e mais rápido (11,5s contra 15,2s dos sóbrios) graças aos insights, como alegado pelos nossos parceiros de copo.
Mais um ponto para a Vodka!