A Bendita Vodka informa como é feita a produção do nosso destilado favorito: a vodka. Ela se divide em 3 fases. Confira:

1) Fermentação:

Combina água, açúcar e outros ingredientes como frutas ou vegetais.  Na Rússia antiga, o principal ingrediente era a batata. Essa mistura descansa por 2 semanas, em média, enquanto o etanol é liberado na forma de gás.

2) Destilação:

A partir daqui são necessários dois cilindros:

A) cilindro aquecido, onde a temperatura é mantida a 76° C, o sufuciente para o etanol na forma de gás suba pela tubulação até o cilindro resfriador.

B) Nesse segundo cilindro, a condensação transforma o etanol em líquido, que então desce por outra tubulação até um coletor. Esse ciclo deve ser realizado pelo menos três vezes. Quanto mais vezes, melhor, pois nesse processo eliminamos óleos e outros resíduos indesejáveis.

3) Filtração:

Também utilizada para eliminar produtos indesejáveis. Os filtros mais comumente utilizados são leite, ovos brancos, carvão, prata, ouro e etc. Ao mesmo tempo, essa fase é a última oportunidade para o produtor inserir qualquer sabor na vodka. Ervas, gramas, temperos, essência de frutas, frutas frescas, pimenta, casca de laranja ou grãos de baunilha podem ser adicionados após a destilação. Deixamos descansar por algumas semanas e a vodka absorve o sabor desejado. A filtração também deve ser realizada pelo menos três vezes.

Depois disso a vodka deve ser servida gelada em uma mesa com comida gostosa e amigos!

Confira também a sessão gastronômica do Bendita Vodka!

Petiscos e vodka
Petiscos e vodka
Post anterior

A História da Vodka - Parte 2

Próximo post

Vodka com Skittles. Oi?!